terça-feira, 6 de novembro de 2012

O charme que atravessa décadas...

Corset, Espartilho: 

Espartilho: desde que apareceu na história da moda, no século XVI, esta vestimenta tem sido usada como suporte e controle para as formas naturais do corpo. Entre a antiguidade e a idade média, o suporte ao busto e à cintura era geralmente feito com faixas de tecido, quando era feito. No séculos XIII e XIV, amarração e materiais mais rígidos incorporados às próprias vestes ajudavam a moldar o corpo numa forma esguia. 

Kirtle: é um tipo de colete engomado ou reforçado com cordas( como barbatanas), amarrado na frente. 

Corpete: quando o vestido foi separado, tornando o corpete e uma saia,permitindo que o corpete fosse justo e retilíneo, enquanto a saia poderia ser absurdamente volumosa com a ajuda de anáguas engomadas e crinolinas.Um corpete reforçado e rígido era usado como roupa de baixo, que hoje chamamos de espartilho ou corset. 

Corset: o corset não mudou tanto entre a renascença e o rococó, a cintura veio um pouco mais a baixo, com incisões de alguns centímetros permitindo que acompanhasse a curva do quadril dando maior conforto, as alças foram ficando mais comuns e o busto mais baixo, delineando formas mais arredondadas. Esperamos que gostem, esse foi um breve resumo, de características e diferenças. Lembrando que na Eskola temos curso de corset, venham nos visitar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário